sexta-feira, 8 de outubro de 2010

HISTÓRICO DA BANDEIRA DE JOAQUIM NABUCO – PE



No inicio do mês de junho do ano de 1973, o Prefeito da época, Sr. Ademar da Silva Fraga, vendo que as demais cidades do Brasil possuíam seu símbolo maior, que é a Bandeira Municipal, juntamente com seu Escudo (Brasão), convidou o estudante da 8ª Série do Ensino Fundamental, o jovem Gilvan Araujo de Sousa, em virtude do mesmo ser bastante aplicado aos estudos, como também, era conhecido como um bom desenhista, na época o mesmo já contribuía com a confecção de vários desenhos e símbolos para os desfiles escolares.

Então, o Sr. Prefeito, solicitou ao jovem Gilvan que desenhassem a Bandeira de Joaquim Nabuco, levando em consideração a nossa cultura e as nossas tradições, que posteriormente iria servir para a confecção do Hino Municipal, mas tendo como base o simbolismo da nossa Bandeira.

Em virtude que o nosso município ser localizado na zona canavieira, o jovem pós um castelo, simbolizando os engenhos moedores de cana de açúcar, tendo como proprietários os senhores de engenhos, engenhos esses alicerço da nossa economia.

Na época de Vila, Joaquim Nabuco tinha uma negra velha remanescente da época da escravidão, um símbolo da Liberdade, assim, as duas mãos com a corrente da escravidão partida, simboliza a Liberdade da Nossa Gente.

E a Tocha sustentada pela mão Liberta, simboliza a Força, a Coragem e a União do Povo Nabuquense.

As duas Siluetas de um lado e outro do Escudo (Brasão) e as muralhas do castelo de cor de abóbora (cor de tijolos), simbolizam a nossa origem e a fortaleza das nossas tradições.

As duas flâmulas, a de cima com o nome: Joaquim Nabuco, homenagem ao nosso Patrono Joaquim Nabuco, também, significando que Joaquim Nabuco é o nosso Lar e a de baixo com a frase: Ordem e Democracia, significa um Governo com Ordem, porém, observando a Liberdade e o Respeito a Democracia, onde  existe o Império da Lei, que é o Governo do Povo pelo Povo

A cor vermelha das duas flâmulas, simboliza a coragem da nossa gente, também, simboliza tudo que é belo e luminoso, de acordo com a filosofia Oriental, que é a origem da nossa Cultura Ocidental.

A cor azul clara, se aproximando a um cinza claro, no interior do Brasão, representa o nosso Céu, o firmamento, simbolizando também a nossa tradição religiosa, onde a contemplação e o respeito ao Nosso Criador se encontra sempre presente na nossa consciência.

A cor verde na nossa Bandeira, representa o verde das matas e do meio ambiente, nos orientando que temos de respeitar e preservar a nossa natureza, temos que preservar o nosso sistema ecológico, garantindo a manutenção da vida no nosso Planeta.

O Losângulo de cor amarela simboliza a nossa riqueza, incluindo a nossa riqueza cultural e social, sobretudo, a economia do nosso município.

A cor branca, simboliza o Amor, a Paz e, o respeito de cada um de nós para conosco, e com os outros.

Vale salientar que, a Bandeira Municipal de Joaquim Nabuco, foi desenhada pelo estudante Gilvan Araujo de Sousa em junho de 1973, sendo oficializada no dia 07 de setembro de 1975.

Joaquim Nabuco, 04 de junho 2.010, 56º Anos de Emancipação Política.



Gilvan A. de Sousa.
O Autor















Um comentário:

  1. O Esculdo da Bandeira de JNabuco,mim deu saudade do bolso da Escola Reunida quando eu estudei na minha infância.Obrigada pela lembrança.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.