A frequência de dias com chuvas intensas está aumentando nos municípios de Barreiros e Palmares, entretanto, a precipitação total anual está diminuindo. A informação é do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), que desenvolveu pesquisa para apresentá-la na conferência de abertura do 6º Encontro Internacional das Águas. O evento será realizado hoje (11), às 19h, na Universidade Católica de Pernambuco.
Segundo a pesquisa, os municípios de Barreiros e Palmares apresentam uma tendência de aumento no número de dias com precipitação acima de 50mm. “Isso representa o aumento de dias com chuvas intensas”, diz a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda. Porém, ela também revela que está diminuindo o quantitativo total das chuvas ao longo de cada ano estudado (1963-2008). “As precipitações estão ficando mais concentradas em poucos dias”, conclui a pesquisadora.
A fim de analisar os impactos das mudanças climáticas no suprimento de água no Estado, o Lamepe também estudou e verificou a existência de uma tendência de diminuição da precipitação total anual nos municípios do sertão, no período de 1963 a 2008. “Em 45 anos, o Sertão do Pajeú mostra redução de 8,3 milímetros por ano, enquanto que nos sertões do Araripe e Petrolina mostram diminuição de 10,1 mm e 4,2 mm respectivamente. Já para o Agreste e a Zona da Mata, a redução por ano é de 7 mm e 4,1 mm respectivamente.
Encontro - A Universidade Católica de Pernambuco promove de hoje (11) até sexta-feira (13), o 6º Encontro Internacional das Águas, com o tema “Impacto das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos”. A conferência de abertura, que tem como o tema “O impacto das mudanças climáticas no suprimento de água”, será realizada hoje, às 19h, no auditório G2, 1º andar, bloco G da Unicap. A coordenadora do Lamepe Francis Lacerda é a conferencista.
Email enviado por Robério Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.